Chokyi Nangpa Rinpoche

  • Sua Eminência Chökyi Nangpa Rinpoche nasceu no Tibete, em 1963. Seu pai chama-se Dorje e sua mãe, Drolma. Com a idade de 8 anos, começou a estudar a leitura e a escrita tibetanas enquanto trabalhava em fazendas de gado e de pastoreio. Aos 15 anos, foi ordenado monge em cerimônia ritual de corte de cabelo oficiada pelo Venerável Lama Kalden. Sua Eminência Chökyi Nangpa Rinpoche começou a receber e praticar os Seis Iogas de Kalachakra sob a orientação do Mestre Vajra Lama Pelsang.

    Posteriormente, estudou quase todos os ensinamentos budistas sútricos e tântricos da tradição Jonang, sob a orientação do seu principal mestre, Sua Eminência Dorje Chang Lama Yönten Pelsangpo, o 46º detentor de todas as linhagens da tradição Jonang. Quando Sua Eminência Chökyi Nangpa Rinpoche tinha 25 anos, pela bondade de Sua Santidade, o 10º Panchen Rinpoche, foi-lhe concedida a oportunidade de estudar por dois anos os princípios de todas as tradições budistas tibetanas, no Buddhist College de Beijing. Em 1986, Chökyi Nangpa Rinpoche foi reconhecido como a reencarnação de Tseminpa Sonam Sangpo, um dos grandes discípulos de Kunkhen Jonangpa Chenpo Sherab Gyatsen (1292-1361), que por sua vez é a reencarnação de Ngeton Bhakula. Mais tarde, Sua Eminência Chökyi Nangpa Rinpoche estudou e praticou a fase de geração de Jungpo Dulshe (Dominador de Espíritos), sob a orientação do abade Lobsang Trinle. Desde 1993, Sua Eminência Chökyi Nangpa Rinpoche está exilado na Índia.

    Posteriormente, estudou os cinco principais tratados budistas na Universidade Monástica de Ganden, no sul da Índia. Em muitas ocasiões, recebeu ensinamentos de Sua Santidade o 14º Dalai Lama, incluindo especialmente Kalachakra e as Cem Instruções de Jonang Kunga Drolchok (1507-1566). Em 1998, Sua Santidade o 14º Dalai Lama ofereceu o Mosteiro Sangye Chöling para Sua Santidade Khalkha Jetsun Dhampa para a revitalização e promoção da tradição Jonang e também renomeou o mosteiro como Mosteiro Jonang Takten Phuntsok Chöling. Nessa época, Sua Santidade nomeou Chökyi Nangpa como o abade do mosteiro, cargo que ocupa até hoje, em Sanjauli, Shimla, Himachal Pradesh, na Índia. Ele cuida de todos os monges e os ensina na tradição Jonang. Também ensina os Seis Iogas de Kalachakra para os alunos do Centro de Meditação Kalachakra. É considerado como um dos mais importantes detentores da tradição Jonang Dro de Kalachakra

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?