Khenpo Karthar Rinpoche

O venerável Khenpo Karma Tharchin Rinpoche, mais conhecido pelo nome de Khenpo Karthar Rinpoche é lama muito conceituado da escola Karma Kagyu de Budismo Tibetano. Atualmente é o Abade do Monastério Khenpo Karma Tharchin Rinpoche em Woodstock, Nova Iorque.

Nascido no Kham, em uma família de nômades, Khenpo Rinpoche não é, como a maioria dos Rinpoches, um Tulku ou lama reencarnado, mas alcançou a realização em sua vida atual. Começou seu treinamento religioso com seus pais, que eram praticantes devotos e, com 12 anos de idade, ingressou no Monastério de Thrangu para continuar seus estudos. Recebeu a ordenação Gelong aos 20 anos do 11° Tai Situ Rinpoche no Monastério de Palpung.

Depois de uma série de retiros, incluído o tradicional retiro de 3 anos, retornou ao Monastério de Thrangu para se dedicar a estudos avançados do Budismo. Após cinco anos, com 30 anos, recebeu a qualificação de Khenpo e passou a ensinar.

Em 1958, juntamente com 9° Thrangu Rinpoche e o 9° Traleg Rinpoche, fugiu da destruição do Monastério de Thrangu, pelos comunistas chineses, empreendendo uma árdua caminhada de vários meses para o Monastério de Tsurphu. Depois de um mês de repouso, Sua Santidade o 16° Gyalwa Karmapa o enviou para se refugiar Butão, onde permaneceu por oito anos. Em 1967 o Rinpoche foi chamado para o Monastério de Rhuntek, em Sikkim, na Índia, para dar ensinamentos para os monges e promover atividades religiosas para a comunidade de refugiados do local. Por alguns anos foi enviado para diversos lugares para ensinar e, em 1975, recebeu do Karmapa o título de Chöje Lama (Mestre Superior do Dharma).

Em 1976 o Karmapa pediu a Khenpo Karthar Rinpoche para estabelecer uma sede dos Karmapas na América do Norte e ser Abade de um monastério a ser construído lá. Rinpoche viajou para Nova Iorque e para Woodstock, onde fundou o Monastério Karma Triyana Dharmachakra (KTD) e mais uma série de centros de prática e ensinamentos através dos Estados Unidos.

Juntamente com o 3° Bardor Tulku Rinpoche e praticantes locais, começaram os ensinamentos em um antigo hotel, até conseguirem terminar a construção de um completo monastério tibetano tradicional e centro de retiro. Além de estabelecerem 28 centros de ensino nos EU, 3 no Canadá e 4 na América do Sul, Rinpoche também tem muitos alunos em Taiwan e na América Central, e é muito conhecido e respeitado nas comunidades tibetanas através do Tibet, Butão, Nepal e Índia.

Khenpo Karthar Rinpoche obteve reconhecimento nos mais altos níveis como mestre do Mahamudra e Dzogchen e foi Mestre de Retiros de uma série de retiros tradicionais de 3 anos. Ensinou história e filosofia budistas em todos os níveis, escreveu vários livros sobre filosofia e práticas meditativas e deu iniciações em todos os níveis da prática Vajrayana, inclusive Anuttarayogatantra.

Atualmente com 90 anos, mantém atividades intensas de condução de práticas e ensinamentos.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?