A História de Buda

A História de Buda

 

DVD - 1h 06min. - R$ 35,00

Sob demanda - assistir nessa página

 

São várias as fontes que tratam desse tema. Vou começar lembrando as "Histórias de Jataka" que tratam das vidas do Buda em épocas anteriores àquela onde ele nasce como o príncipe Sidharta. É sempre interessante observar este ambiente mais amplo. O buda viveu três eons como um praticante, um bodhisatva.

Fez o voto de bodhisatva e praticou durante este tempo tão longo até que veio ao nosso mundo na forma do príncipe Sidharta, quando enfim começa a história do Buda.

A história na verdade começa antes. Então essa é a coletânea das histórias das vidas anteriores do Buda. Resumindo de forma drástica, se conta que esse percurso anterior à iluminação começa com um praticante chamado Sumedha, que viveu em um tempo onde o Buda vivo chamava-se Dipankara. Então o Buda Dipankara, da mesma forma que aconteceu posteriormente com o Buda Shakyamuni, caminhava entre as aldeias, dando ensinamentos sobre a natureza búdica, como ultrapassar a ilusão (maya), como ultrapassar o samsara, e havia um jovem chamado Sumedha, que ficou sabendo que o Buda passaria pela aldeia e, juntamente com outras pessoas da aldeia, começaram a arrumar a estrada por onde o Buda passaria. Antes que eles concluíssem o trabalho o Buda se aproximou e o Sumedha viu que havia um local enlameado no caminho do Buda, e ele tirou então seu manto e o colocou para que o Buda passasse por cima. Então o Buda Dipankara passou, parou diante de Sumedha e olhou para ele. Vocês podem imaginar o impacto. Ele se deu conta então do tamanho do Buda, se sua capacidade de trazer benefícios, de sua realização. Ele formulou então um voto interno, silencioso, de vida após vida se dedicar a trazer benefícos aos seres, da forma como fosse possível, aspirando que no futuro ele pudesse chegar à condição de dar benefícios verdadeiros como o próprio Buda Dipankhara. O Buda leu este voto silencioso de Sumedha e disse: "Numa vida futura, você vai atingir a realização desse voto, e será conhecido como o Buda Shakyamuni".

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?