Meditação como caminho - a base da lucidez

Meditação como caminho - a base da lucidez

 

1 DVD - 1h 43min - R$ 35,00

Sob demanda - assistir nessa página - R$ 16,00

 

Neste vídeo, o Lama Padma Samten explica o sentido da meditação e ensina as práticas de meditação shamata impura, shamata pura e meta bhavana.

Qual o objetivo da prática da meditação? A prática da meditação tem várias etapas e cada etapa tem um objetivo. Toda a prática dentro do budismo é centrada na remoção de obstáculos, nunca está na categoria de treinamento para obter uma habilidade; nós nunca vamos conseguir a iluminação gerando habilidades, é preciso remover obstáculos. Isso é muito importante.

No processo da meditação existem várias etapas, pois cada etapa provoca a remoção de certo tipo de obstáculo, até as últimas, que removem os obstáculos mais sutis.

Começando no enfoque da primeira volta do Darma, temos a prática de Shamata – meditação de tranqüilização. Nas etapas mais sofisticadas do Vajrayana, encontramos a meditação silenciosa dentro do Dzochen e do Mahamudra. Olhando externamente, a postura de sentar é a mesma, mas internamente é muito diferente.

Shamata possibilita a prática de Vipassana e Vipassana vai possibilitando as outras formas de meditação. Cada uma das etapas é muito diferente da anterior, ainda que, externamente, pareçam iguais. As etapas finais, as mais sutis, vão gerar a pós-meditação.

A meditação é um método. Depois, mesmo praticando meditação abrem-se formas mais sofisticadas onde não é mais necessário parar propriamente para meditar. Dentro do processo de parar e meditar existem muitas instruções.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?