Budismo e Auto-Organização Social

Budismo e Auto-Organização Social

 

DVD - 2h 35min. - R$ 35,00

Sob demanda - assistir nessa página

 

Neste vídeo, com 2h 35min., o Lama Santem fala sobre o budismo como inspiração para novas formas de auto-organização social e narra as experiências realizadas e o trabalho desenvolvido com uma comunidade carente próxima ao Caminho do Meio, em Viamão.

O tema da auto-organização social parece um tema estranho ao Budismo, da mesma forma que os outros temas que temos examinado parecem também estranhos.

Na época do Buda não faziam sentido uma série de coisas com que a lidamos hoje.

Naquele tempo não havia, por exemplo, a medicina como nós conhecemos, não havia a economia, não haviam as escolas leigas como conhecemos e também não existia esse tipo de organização social que nós vivemos, a sociedade globalizada.

Do mesmo modo, não havia a ciência. Então, os budistas de hoje são desafiados a encontrar uma forma de lidar com essas várias coisas, caso contrário nós vamos construir sistemas de vida ou sistemas de pensamento que não conseguem dar conta da própria experiência do cotidiano. Então nós progressivamente podemos chegar a desenvolver uma noção de isolamento, como se o isolamento fosse algo possível, ou uma noção de uma grande diferença entre o mundo espiritual e o mundo que vamos chamar de mundo real. Na visão budista o mundo como nós conhecemos é o samsara, não é o mundo real. Se nós não conseguimos refletir sobre o mundo onde estamos vivendo contemporaneamente com base na abordagem budista, vamos ter uma sensação de separação, realmente uma dicotomia entre o mundo espiritual e o mundo onde nós somos obrigados a nos movimentar.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?