Educação e Budismo, Caminho Amplo

Educação e Budismo, caminho amplo

 

DVD - 2h 02min. - R$ 35,00

Sob demanda - assistir nessa página

 

Neste vídeo, com 2h 02min., o Lama Samten fala sobre a educação vista sob a ótica budista.

Toda a educação no budismo está baseada em recuperar a liberdade. O objetivo da educação budista não é adaptar o ser à experiência convencional de um mundo circundante, pré-existente e independente.

Nossa experiência convencional é de que, se desaparecemos, o mundo continua.

Convencionalmente vemos um mundo que nos acolhe, mas que é separado de nós. Esta é a experiência de samsara. No sentido budista, quando olhamos esta situação, não seguimos esta perspectiva. Os Budas olham esta situação de outra maneira, eles foram além dos diversos processos ilusórios da mente.

Ao examinar o tema da educação, vamos utilizar como base os doze elos da originação interdependente, como temos feito para tratar de todos os temas de diálogo do budismo com outras disciplinas. A razão é simples: quando estudamos a roda da vida e os doze elos, nós terminamos por encontrar todas as bases conceituais, paradigmas e pressupostos que estabilizam a sociedade ocidental, e que propiciam os fundamentos para o desenvolvimento de seus vários elementos.
Assim, nós vamos encontrar, por exemplo, os doze elos da originação interdependente como a base de todo o samsara, e esse é um ensinamento tradicional do budismo. Quando estudamos a imagem da roda da vida, vamos encontrar em seu aro externo doze seções que representam as doze formas que podemos dizer serem formas de pensamento herético, doze formas equivocadas de agir com a mente, e junto com a ação da mente, produzir ação de energia e ação de corpo.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?