Economia, Ecologia e Budismo

Economia, Ecologia e Budismo

 

DVD - 2h 03min. - R$ 35,00

Sob demanda - assistir nessa página

 

Neste vídeo, com 2h 03min., o Lama Samten apresenta um diagnóstico da situação de desastre ecológico em que nos encontramos utilizando uma visão budista e nos apresenta caminhos para a superação desta situação.

Por que haveria uma conexão entre economia, ecologia e budismo? Entre economia e ecologia se pode entender, mas como o budismo entra nisso? A questão que une esses temas - budismo e educação, budismo e sociedade -, é a noção que temos de mundo real. Todos nós, imersos nas nossas ocupações, nos nossos trabalhos, temos uma sensação de mundo real.

Mesmo os cientistas, os estudiosos, os cientistas no ocidente, também trabalham com a noção de um mundo real.

Essa noção de mundo real, na configuração atual, está passando por problemas. Quando nós pensamos nos aspectos de ecologia, sabemos que a questão da sobrevivência do próprio ser humano no planeta ou da vida como um todo no planeta é uma questão que tem sido debatida cada vez mais. Nós tivemos recentemente a concessão Prêmio Nobel para pessoas que estão conectadas a esta preocupação com a questão da sustentabilidade da vida e de nossa sociedade humana e também dos seres humanos em função das próprias atividades humanas. As atividades humanas hoje se tornam uma ameaça a esta sobrevivência do ser humano, da sociedade, talvez da vida no planeta.

Então quando nós olhamos esta questão da sobrevivência e associamos esta questão à noção do mundo real vemos que a cultura atual tem dificuldades concretas em superar essas dificuldades ligadas à questão da sustentabilidade. Há dificuldades teóricas mesmo. Porque se consideramos que este tipo de sociedade representa a única forma em que podemos viver, e esta sociedade no seu todo está ameaçando ou pelo menos colocando a questão da sustentabilidade como uma questão crucial e ainda assim achamos que não há outra alternativa a não ser seguir o mundo real, nós estamos realmente em dificuldades, verdadeiramente estamos em dificuldades.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?