Como meditar - a meditação como ferramenta para lidar com as aflições mentais

 Como meditar - a meditação como ferramenta para lidar com as aflições mentais

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Muitos sutras e outros textos budistas destacam os benefícios da meditação.

Todos dizem essencialmente a mesma coisa: é muito mais benéfico meditar por apenas um dia do que ouvir ensinamentos e analisá-los por eras incontáveis. É também muito mais importante meditar por um curto período de tempo do que acumular vastas e benéficas atividades por um tempo muito longo.

Isso não quer dizer que não haja benefício ou sentido nas outras práticas. Ao contrário, é extremamente benéfico ouvir os ensinamentos do Dharma e pensar sobre o significado do que se ouviu. Entretanto, a prática da meditação supera o benefício de qualquer outro tipo de prática que possa ser feita.

É importante saber porque se deve praticar a meditação. Existem dois tipos principais de meditação: meditação analítica e meditação de pacificação mental.

A escola Madhyamika deu explicações detalhadas e claras sobre como os objetos externos e fenômenos são, na realidade, vacuidade. Na meditação analítica, meditamos sobre estas razões e argumentos, entretanto é realmente muito dificil meditar sobre a vacuidade dos fenômenos. Na tradição Tântrica, ou Vajrayana, do Tibet, em vez de se meditar sobre a natureza dos fenômenos externos, meditamos sobre a própria mente. A técnica de meditação Mahamudra é essencial e única à tradição Vajrayana.

É sobre a técnica Mahamudra que versam estes ensinamentos.

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